Sobre os eventos Startup Weekend: recomendação para quem quer empreender

De 11 a 13 de abril de 2014 estive no Startup Weekend Curitiba como mentora. Foi a primeira vez que consegui conciliar a agenda para participar de um evento Startup Weekend no Brasil e a experiência foi única.

O evento é destinado àqueles que querem compartilhar ideias, formar startups, aprender metodologias inovadoras, fazer networking, entender mais sobre empreendedorismo e, quem sabe, criar uma startup de sucesso depois. É uma dinâmica que ocupa um final de semana inteiro feita para ajudar pessoas a transformarem ideias em realidade.

O evento é global e o número de eventos como esse já realizados no mundo todo impressiona. Neste link você pode ficar sabendo quais serão os próximos Startup Weekends pelo mundo e neste link você descobre um pouco mais sobre a metodologia global. O site do evento em Curitiba tambéma um pouco melhor essa dinâmica, confira abaixo: 

"Tudo começa na noite de sexta-feira, com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros a se juntarem a seus times. As mais bem votadas são escolhidas. Durante o sábado e o domingo, os times se focam em encontrar um modelo de negócios e criar um produto viável mínimo, utilizando metodologias e ferramentas como Lean Startup, Business Model Generation e Desenvolvimento de Clientes. Durante a maior parte do tempo haverá mentores convidados à disposição dos participantes. No domingo, os times apresentam o que construíram e recebem feedbacks valiosos de jurados experts. Os melhores são premiados!"

Estive lá como mentora, juntamente com outros profissionais de áreas como marketing, economia, administração, engenharia, finanças etc. Nosso papel como mentores é ajudar os empreendedores a desenvolverem esses business plans, avançarem na construção de um produto viável mínimo (em inglês MVP) e estar à disposição para dúvidas e orientações.

Experiência interessantíssima, intensa (são no total 54 horas) e educativa. No evento estavam todos realmente empenhados e focados e o resultado são os pitches finais do domingo e o amadurecimento de cada um ali, seja mentor, organizador, jurado ou participante.

Nessa edição a startup campeã foi a Easy Garage, o segundo lugar foi da EZ sourcing e o terceiro lugar foi da Vovó de aluguel. Estamos agora na torcida para que alguma delas (ou ainda outra que foi desenvolvida no evento) vire uma startup de sucesso no mundo real!

Na minha opinião é um evento altamente recomendado àqueles que querem empreender, pois estimula o tipo de trabalho e de comportamento que deve ser buscado no contexto de uma startup "na vida real" e ajuda a pessoa a se familiarizar com algumas dinâmicas de inovação e criação de empresas. Se você tem vontade de empreender e não sabe por onde começar, minha dica: participe de um Startup Weekend perto de você e sinta um pouco dessa "energia empreendedora" :-)

Seguem abaixo 2 fotos que tirei no evento. Encontre mais fotos desse evento na fanpage do Startup Weekend Curitiba. O site global do evento contém mais informações sobre Startup Weekends que ocorrem no mundo inteiro, não deixem de visitar.

Parabéns a todos os envolvidos...! #swctba

Startup, Empreendedorismo, Startup Weekend, evento, empresa, negócios, business, abrir uma empresa
Na foto Raissa Belchior (mentora), Ricardo Moraes (organização), eu (mentora) e Guga Gorenstein (mentor) antes do evento começar na 6a. feira.
Startup, Empreendedorismo, Startup Weekend, evento, empresa, negócios, business, abrir uma empresa
Na foto: mentores, jurados, voluntários e organização ao final do evento.
***

Se você quer ficar sabendo quando os próximos vídeos forem lançados, inscreva-se no meu canal do YouTube. Se você quer receber os próximos posts deste blog por email, clique aqui.

Na coluna da direta deste blog você encontrará os posts mais populares, assim como o arquivo com todos os posts publicados. Se você sentiu falta de algum tema, escreva-me

Até a próxima!

Luiza S. Rezende
Advogada empresarial especializada em startups