10 Dicas Básicas de Produtividade e Bem-Estar

10 Dicas Básicas de Produtividade e Bem-Estar: muito melhor do que trabalhar muitas horas seguidas é trabalhar com qualidade, de forma produtiva, nas horas trabalhadas. Seguem abaixo algumas dicas para tornar o dia-a-dia no trabalho mais produtivo.

Essas são dicas que aplico à minha própria vida e que têm me ajudado a ter um dia-a-dia mais equilibrado. Espero que sejam úteis a vocês.

1- Tenha uma agenda completa e organizada.

Eu prefiro agendas online, mas se você prefere agenda de papel e caneta, vá em frente. O ideal é que você coloque as atividades relevantes do seu dia lá, estimando corretamente o tempo de duração de cada atividade. Isso ajuda você a ter mais razoabilidade na duração de cada tarefa (há pessoas que demoram muito tempo em tarefas curtas porque se distraem, colocar os itens na agenda ajuda você a ter mais controle) e também ajuda a planejar melhor a semana, o mês e o ano (você tem uma noção de proporção e duração das tarefas).

2- No começo do dia, dê uma olhada na sua agenda para ver o que está programado para o dia.

É a primeira coisa que faço no dia, ajuda a diminuir a ansiedade, se organizar e ter um melhor planejamento do tempo.Dê uma olhada também na semana e no mês, para ter uma noção mais ampla das tarefas e processos que estão acontecendo. Se for necessário, realoque, delete ou acrescente tarefas.

3- No final do dia, veja se ficou faltando alguma tarefa e reagende-a.

Se o dia foi mais cansativo do que você imaginava, sem problemas. No final do dia reagende as tarefas que você não pode cumprir e comunique (email, telefone) os envolvidos. Não cumprir uma tarefa e não avisar ninguém não vai te "salvar" dela e vai te causar ansiedade por não ter feito e avisado ninguém. O melhor é encarar com racionalidade seu planejamento de tempo e reagendar as tarefas.


4- Alterne tarefas mais intelectuais com tarefas mais mecânicas.

Esse "método" me ajuda bastante a ser mais produtiva. Se tenho algo intelectualmente intenso para fazer, procuro alternar com uma tarefa mais "mecânica", como preencher uma lista, organizar informações etc. As tarefas parecem menos cansativas (você não exaure o cérebro e não se entedia com uma tarefa muito repetitiva)

5- Faça alguma atividade física durante o dia.

Acho importante, melhora o estado de ânimo e ajuda a saúde. Eu gosto de caminhadas! (aqui meu post sobre caminhadas do blog pessoal).

6- Evite comer demais se for trabalhar depois.

Se como demais fico sonolenta e sem ânimo para ser produtiva. Cada um tem seu jeito de se alimentar, mas vale refletir se a feijoada não vai acabar com sua produção depois do almoço.

7- Acorde cedo, sinta-se produtivo desde cedo.

Esse item é polêmico, sei de muitas pessoas que preferem usar a madrugada

8- Esteja hidratado durante o dia.

Água me ajuda a me sentir bem durante o dia. E parece que estar hidratado faz bem para saúde também!

9- Dê a devida atenção atenção aos amigos, namorado(a), marido/esposa e à família.

Ser eficiente é também saber valorizar as pessoas e os momentos que mais importam, se cuidar, se conhecer. Só trabalhar e não cuidar da vida pessoal e de você mesmo é um péssimo planejamento de longo prazo.

10- Tenha um hobby, faça atividades para você.

A vida não é só trabalho. Somos todos seres em transformação e que têm muito a aprender nessa vida. Desfrute, faça coisas que gosta e que te façam se sentir bem...!

***

Se você quer ficar sabendo quando os próximos vídeos forem lançados, inscreva-se no meu canal do YouTube. Se você quer receber os próximos posts deste blog por email, clique aqui.

Na coluna da direta deste blog você encontrará os posts mais populares, assim como o arquivo com todos os posts publicados. Se você sentiu falta de algum tema, escreva-me

Até a próxima!

Luiza S. Rezende
Advogada empresarial especializada em startups


dia-a-dia, Eficiência, empreendedor, empreendedorismo, Empresa, empresarial, empresário, Produtividade, profissional, Trabalho, Startup, empreender,
Foto: Panther Media / CrayonStock