5 STARTUPS que mostram que o FUTURO já chegou

Separei 5 STARTUPS com tecnologias bastante interessantes para colocar hoje em destaque no blog e falar brevemente sobre elas. São modelos de negócio que há 10 ou 15 anos (estamos falando de 2004 ou 1999!) seriam pouco prováveis de virem à tona (do ponto de vista do senso comum e dos hábitos de consumo mais populares), e hoje estão aí, crescendo e transformando o mercado. Daí vem a "brincadeira" do título, pois algo que há alguns meses ou anos estaria em nosso imaginário de "futuro" hoje faz parte da realidade (ainda que não seja "mainstream", pois sabemos que este é o processo natural de evolução de um produto/serviço novo - começa com early adopters e gradativamente vai para o mainstream).

Enquanto preparo este post penso: em termos de inovação tecnológica, tudo muda muito rápido, inclusive os hábitos dos clientes/público. Cabe a você, empreendedor, colocar sua ousadia em prática e criar produtos e serviços que melhorem a vida das pessoas, mesmo que sua aceitação hoje ainda não pareça viável. Não desanime, não desacredite: você pode criar o caminho para que essa viabilização ocorra bem antes do "esperado".

Vamos às STARTUPS "futuristas" de hoje:

***

1- AIRWARE: "Hardware, Software and Cloud Services for Commercial Drones".

Tenho um certo fascínio por drones (uau, como isso já em 2014?!) então tudo o que tem a ver com eles me chama a atenção. Bom, essa STARTUP não precisa de muitas explicações, eles vendem hardware, software e cloud (?!?!) para drones. E parece que estão contratando... A era dos robôs voadores está chegando. Ui!

2- ZUTA LABS: "Pocket Printer"

Você digita e o aparelhinho (pequeno, discreto e portátil) imprime para você. Adorei! O formato lembra aqueles carimbos e "furadores" de criança, que vinham com desenhos diversos, lembram?!

3- NEW MATTER: "Simple. Affordable. 3D Printing". O aparelho se chama MOD-t

Todos ficamos muito animados com as impressoras 3D, faltava alguém tornar isso acessível. Esse parece ser o objetivo da New Matter. O aparelho custa 279 dólares e você pode já fazer um Pre-Order. Achei chique!

4- AIQ SMART CLOTHING

Roupas tecnológicas: tem para aquecer, iluminar, fazer biomonitoramento, anti radiação, luvas que te permitem postar na social media (essa eu tenho, olha aqui). Pois é, os wearables só estão começando... Parece que a distribuição ainda é sob medida, nesse site não encontrei uma tela de e-commerce para comprar (queria comprar a blusa que esquenta!).

5- EKSOBIONICS: espécie de "exoesqueleto".

A imagem inicial do site fala por si só. Super tecnologia de exoesqueleto feita para indivíduos com diversos tipos de paralisia. Incrível. Acho que a área médica tem milhares, senão milhões de inovações possíveis de virem à tona em breve e ajudarem muitas pessoas. Está na mão dos desbravadores (EMPREENDEDORES) trazer para o presente o que nossa imaginação às vezes coloca em um futuro distante...!

***

Lembrando que os gigantes da tecnologia (Google, Amazon, Microsoft etc) também estão desenvolvendo tecnologias sensacionais (drones da Amazon, self-driven car do Google etc), mas o objetivo aqui é focar em STARTUPS (gente nova no pedaço...!).

É isso, adoro falar sobre o futuro! Até breve!

***


Se você quer ficar sabendo quando os próximos vídeos forem lançados, inscreva-se no meu canal do YouTube. Se você quer receber os próximos posts deste blog por email, clique aqui.

Na coluna da direta deste blog você encontrará os posts mais populares, assim como o arquivo com todos os posts publicados. Se você sentiu falta de algum tema, escreva-me

Até a próxima.

Luiza S. Rezende
Advogada empresarial especializada em startups

Foto: Panther Media / CrayonStock