A importância da assessoria jurídica contínua para empresas e startups

Alguns empreendedores e novos empresários têm dúvidas sobre a necessidade de consultar um advogado ou ter um advogado / assessoria jurídica contínua para a empresa.
Minha resposta:
a) Escolha um advogado de sua confiança e sente-se com ele assim que decidir que aquele business / startup que você está planejando irá sair do papel e se tornar uma empresa;
b) É importante ter um advogado acompanhando o processo de crescimento da empresa e ciente dos novos desafios estruturais e comerciais, pois assim ele poderá resolver as dúvidas jurídicas que surgirem e providenciar os novos procedimentos/documentações que foram necessários;
c) Ao se sentar com seu advogado pela primeira vez discuta com ele os principais pontos de sua empresa, as atividades que ela realiza, os planos para os próximos meses em relação a expansão, sócios, funcionários, forma de relacionamento com cliente, marketing etc e definam juntos uma lista de prioridades jurídicas que devem ser seguidas nos próximos meses.
Alguns documentos são essenciais e devem ser realizados imediatamente. Outros serão imprescindíveis assim que determinada atividade, serviço ou produto for oferecido. Para uma empresa com um orçamento inicial mais enxuto, como são as startups e as pequenas e micro empresas em geral, estabelecer as prioridades junto com seu advogado é um passo importante para que o cliente fique seguro e para que a assessoria jurídica caiba no budget.
Não dar atenção a itens jurídicos essenciais da empresa pode custar caro (literalmente $ caro) no futuro, por isso a importância de eleger um advogado de confiança e tê-lo por perto.
O primeiro papo com o advogado deve ser direto e objetivo, de modo a deixar o empreendedor/empresário seguro do que ele precisa para estar juridicamente protegido e ciente de quais são os próximos passos e prioridades para que isso ocorra de forma financeiramente viável.
Após o primeiro papo, a ideia é que a relação com o advogado seja constante, de modo a que este profissional possa ajudar o empresário nos novos desafios jurídicos que irá enfrentar ao longo da vida da empresa.
A assessoria jurídica constante para empresários (realizada por advogados especializados) é uma medida preventiva essencial, assim como uma forma de planejamento estratégico para mudanças estruturais e para o crescimento da empresa.
***
Se você quer ficar sabendo quando os próximos vídeos forem lançados, inscreva-se no meu canal do YouTube. Se você quer receber os próximos posts deste blog por email, clique aqui.

Na coluna da direta deste blog você encontrará os posts mais populares, assim como o arquivo com todos os posts publicados. Se você sentiu falta de algum tema, escreva-me

Até a próxima!

Luiza S. Rezende
Advogada empresarial especializada em startups
assessoria jurídica, advogado, direito empresarial, advogado empresarial, acompanhamento jurídico, empresas, startups, advocacia, advocacia emrpesarial,
Foto: Panther Media / CrayonStock