Dica simples para acompanhar a concorrência e estar atualizado

Segue abaixo uma metodologia super simples que você pode implementar agora mesmo com o objetivo de acompanhar pela internet os concorrentes e outros players de seu mercado, além de estar atualizado sobre o que vem sendo falado sobre sua área de atuação. Vamos lá:

1- Marque como favoritos diversos sites ligados à sua área de atuação que você confia e considera o conteúdo como sendo de qualidade. Estou considerando aqui sites que trazem informações "macro" que podem ajudar a equipe a tomar decisões dentro da empresa - podem ser sites de notícias, sites de artigos, blogs, análises micro/macroeconômicas e outros sites que você considerar provedores de informação de confiança. Crie uma pasta de favoritos (na sua barra de favoritos do browser - bookmarks bar) com esses sites. O ideal é que sejam diversos sites, sugiro de 3-7, para que você tenha tempo de olhá-los diariamente ou semanalmente.

2- Pesquise no Google (ou em outro buscador de sua preferência) quais são os principais concorrentes ou pessoas/empresas que desenvolvem um trabalho semelhante ou que possam ser referências para você no Brasil e no mundo. Abra a homepage de cada um deles e analise-as. Abra também as páginas de social media (Facebook, Google+, Twitter, Linkedin, Instagram, Pinterest, Youtube etc) e veja o tipo de post e o conteúdo que está sendo feito em cada uma delas. Faça isso bem feito uma vez e coloque na sua lista de favoritos os sites mais interessantes que acha válido acompanhar. 

3- Inscreva-se em newsletters relacionadas à sua área de atuação que considerar interessantes, podem ser sites, blogs, portais etc, e passe a acompanhar o que é publicado quando chegar no seu email.

4- Crie Google Alerts para algumas palavras que você considera importantes para sua empresa. Algumas sugestões: o nome da sua empresa, o nome do serviço que você presta (por exemplo: "venda de livros online") para que você acompanhe o tipo de novidade que está sendo publicada sobre o tema. Seja bastante criterioso com esses alertas.

5- Acompanhe as newsletters assim que chegarem, os perfis de social media e a homepage dos concorrentes diariamente e sempre que possível os sites com análise de mercado/informações relevantes.

Lembre-se que sua startup ou empresa não está em uma bolha, ela está no mundo: acompanhe o que está acontecendo em volta dela e relacionado a ela. Esteja atualizado!

***

Se você quer ficar sabendo quando os próximos vídeos forem lançados, inscreva-se no meu canal do YouTube. Se você quer receber os próximos posts deste blog por email, clique aqui.

Na coluna da direta deste blog você encontrará os posts mais populares, assim como o arquivo com todos os posts publicados. Se você sentiu falta de algum tema, escreva-me

Até a próxima!

Luiza S. Rezende
Advogada empresarial especializada em startups

concorrência, notícias, acompanhar a concorrência, estar atualizado,
Foto: stockyimages/CrayonStock