Bloqueadores de Anúncios, Empreender em Israel e o Futuro da Publicidade Online: Entrevista com Aron Goldstein

Olá a todos!

A entrevista de hoje é com o empreendedor Israelense (nascido no Brasil) Aron Goldstein*, co-fundador da startup RevDefender. Ele vai nos contar um pouco sobre a startup dele, os desafios que tem enfrentado e como é empreender em Israel.

A leitura da entrevista dele é super inspiradora principalmente para quem está começando o caminho como empreendedor e para quem tem interesse em publicidade online. Em paralelo, a questão dos bloqueadores de anúncios (ad-blockers) é super atual, por exemplo com a notícia recente sobre a Apple retirar bloqueadores de anúncios da Apple Store e lançar um "oficial" ou outras notícias falando sobre o conflito de interesses entre players da indústria da publicidade e os bloqueadores de anúncios. Como será o futuro dos publishers? Eles vão poder continuar contando com a receita de anúncios? Os usuários terão que pagar? Quais as alternativas eficazes para os anunciantes? Confira a entrevista e sinta-se à vontade para deixar seu comentário.

*Aron Goldstein é CMO & Co-Founder da RevDefender Ltd, tendo trabalhado por 19 anos com publicidade online. É especializado em Online Business Development, com negócios fechados que geraram alguns milhões de dólares ao mês. Seus empreendimentos anteriores incluem startups como IronSource, Interlogic, IncrediMail, entre outros.


Perfil da Startup
Nome: RevDefender LTD
Fundação: Maio de 2015, baseada em Tel Aviv - Israel
Clientes: trabalhamos diretamente com 40 sites e anunciantes
Time: 3 fundadores + 3 funcionários (in-house)




1- Como você descreveria a RevDefender?

Aron: A RevDefender criou uma solução tecnológica de monetização de adblock users, gerando de volta uma receita crucial a publishers geradores de conteúdo gratuito. Sendo um canal entre advertisers e publishers e assim aumentado em ate 35% receitas bloqueadas pelos distintos adblokcs.

2- De onde veio a ideia?



Aron: A ideia veio vendo a necessidade e as dificuldades que grandes e médios publishers vêm sofrendo principalmente no ultimo ano, por suas ads sendo bloqueadas pelos diversos ad ons, em nossa visão restam duas soluções:


a) Usuários terão que pagar para poder acessar conteúdo (o que acredito inviável);

b) Publishers e Advertisers terão que parar de usar ads agressivas como diversos popups/unders e etc, e criar ads targeteadas.

A RevDefender como estratégia e visão não roda nenhum tipo de propaganda agressiva, não abrindo portas para missleading/popups e diversos, usando somente banners targeteados e native ads.

3- O que você mais gosta no setor de publicidade online?

Aron: A criatividade e a capacidade de servir uma publicidade inteligente e targeteada, assim ajudando aos usuários a pesquisar e  achar uma variedade de produtos e ou soluções.

4- Como você obtém feedback de seus clientes?

Aron: O feedback mais importante que recebemos, é que os diversos partners após implementar a nossa solução não recebem queixas dos usuários, outra coisa muito interessante, que deve ser um case study, é que pelo fato de os usuários terem o adblock ativo e não esperarem por propagandas, uma vez que o user decide clicar na propaganda o engagement é muito mais forte e o CTR de conversão é muito mais alto, isso devido às ads targeteadas sem dúvida nenhuma.

5- Como você sabe se o produto está resolvendo as necessidades dos clientes?

Aron: A nossa solução tem um foco bastante claro, trazer de volta as receitas perdidas pelos diversos adblocks em sites de conteúdo, assim que fica muito fácil medir o sucesso, como diz o ditado "os número não mentem", juntado isso à satisfação do parceiro, pela simplicidade e ao mesmo tempo eficaz solução, fica fácil de entender que o produto esta trazendo excelentes resultados.

6- Qual foi o principal desafio que você enfrentou até hoje na sua startup?

Aron: Nós existimos há 7 meses, neste breve tempo mudamos várias vezes o modelo de negócios, estamos constantemente adaptando o produto às necessidades dos diversos parceiros, sem dúvida o core de uma startup são os diversos desafios, acredito que ainda teremos vários pela frente, mas como um camaleão vamos nos adaptando  e superando até chegar o mais próximo possível da perfeição.

7- Quais são as vantagens de ser um empreendedor em Israel? E as desvantagens?

Aron: Não e à toa que a porcentagem de empreendedores e startups em Israel é muito grande, sendo comparada ao Vale do silício, existem alguns fatores que fazem isso acontecer:

a) Ajuda governamental (ministério da ciência, diversas reduções de impostos etc) em Israel o governo entende a importância da tecnologia e  realmente investe em startups;

b) Alto nível de recursos humanos na area tecnológica;

c) Israel sendo um país novo e montado por imigração de Judeus do mundo tem um plus gigantesco em poder encontrar profissionais que falam diversos e distintos idiomas, assim ajudando muito na área de negócios;

d) Estando perto dos maiores polos online na europa como Berlin/Londres, entre outros, sinceramente fica difícil de encontrar alguma desvantagem.

8- O que você mais gosta na sua rotina diária?

Aron: Sem dúvida que sou um caçador e assim sendo o que mais gosto é do research (pesquisa), da procura de grandes parcerias, encontrar os lugares onde a nossa solução possa trazer o melhor ROI (retorno do investimento) tanto para nós quanto para o parceiro 

9- Qual é o futuro da publicidade online na sua opinião?

Aron: Nos últimos 10 ou mesmo 15 anos, a indústria online em conjunto com a tecnologia de TI deram passos gigantescos, mas mesmo assim acredito que ainda temos muito a descobrir pela frente, desenvolvendo novas soluções que de um lado permitirão aos players da indústria gerar boas e importantes receitas e de outro lado sem irritar os usuários. 

10- Como você se imagina em 10 anos?

Aron: Espero que em 10 anos eu continue fazendo o faço e gosto, mas ao mesmo tempo tenha mais tempo livre para a família e meus hobbies, que são velejar e jogar poker.

***

Se você quer ficar sabendo quando os próximos vídeos forem lançados, inscreva-se no meu canal do YouTube. Se você quer receber os próximos posts deste blog por email, clique aqui.

Na coluna da direta deste blog você encontrará os posts mais populares, assim como o arquivo com todos os posts publicados. Se você sentiu falta de algum tema, escreva-me

Se você também gostaria de ser entrevistado(a), escreva-me contando um pouco sobre a sua startup.

Até a próxima!

Luiza S. Rezende
Advogada empresarial especializada em startups
about.me/luizasrezende

Aron Goldstein